Supletivo: Ensino fundamental e ensino médio

estudante

Estudar é preciso. Em tempos de globalização e de avanços significativos nas áreas tecnológicas, o aprendizado tornou-se algo indispensável para qualquer pessoa. Mas o que fazer se você “passou do tempo ideal” de estudar e não conseguiu sequer concluir o ensino fundamental ou o ensino médio?

Um curso supletivo já foi visto no passado com certas reservas. Talvez o desconhecimento desta modalidade de ensino e o comodismo de muitos tenham contribuído para que isto ocorresse. O supletivo ou EJA (Educação de Jovens e Adultos), como é mais conhecido hoje, é sem dúvida uma alternativa viável, séria e que certamente tem trazido muitos benefícios a todos que recorrem a ele.

Quem pode fazer supletivo?
Normalmente o ensino supletivo é dividido em supletivo de ensino fundamental ou o antigo supletivo de 1º grau e o supletivo de ensino médio ou supletivo de 2º grau. Pode ser feito em todo o Brasil e tem certificado reconhecido pelo MEC. Para fazer um curso supletivo basta ter mais de 15 anos de idade para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Como é feito?
Atualmente existem várias formas de conclusão dos estudos pela modalidade EJA. Veja abaixo as forma que melhor atende suas necessidades:

Provas anuais – Secretarias de educação
As provas do supletivo são feitas uma ou duas vezes por ano, dependendo do estado e fica a cargo da Secretaria Estadual da Educação definir os critérios para a aplicação da prova. Os alunos deverão se preparar com estudos específicos e de conhecimentos gerais, estes estudos podem ser feitos pelo próprio candidato ou em escolas preparatórias para as provas.

Procure a secretaria estadual de educação de sua cidade ou uma escola mais próxima e informe-se. Se você mora em uma das principais cidades do país, poderá consultar as escolas com supletivo em sua cidade.

Provas anuais – Encceja
O Ministério da Educação mantém o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) que é um exame nacional para certificação de jovens e adultos. Ele funciona de duas formas:

Certificação de ensino fundamental para residentes no país
Certificação de ensino fundamental e médio para brasileiros residentes no exterior
Informações sobre o exame nacional Encceja pode ser obtido aqui: http://portal.inep.gov.br/web/encceja

 

Fonte: http://www.praticosupletivo.com.br/pgn/2587708/noticias-supletivo-ensino-fundamental-e-ensino-m/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *